Reconhecimento de Vínculo de Emprego
O trabalhador é seriamente lesado quando o empregador opta por contratá-lo sem proceder o devido registro na carteira de trabalho, impedindo que tenha acesso a direitos básicos previstos na CLT, tais como, férias, depósitos de FGTS, décimo terceiro salário, dentre inúmeros outros.
Dados divulgados pelo IBGE, colhidos no censo de 2022, apontam que o Brasil atualmente tem 89 milhões de trabalhadores no setor privado. E dentre estes, cerca de 40% estariam prestando serviços na informalidade, ou seja, sem qualquer vínculo previdenciário ou trabalhista. Os prejuízos de tal situação são imensos e evidenciam um verdadeiro exército de pessoas e famílias que empenham de forma digna sua mão de obra, porém, sem o devido amparo do Estado e sem acesso a direitos trabalhistas básicos, tais como, férias, décimo terceiro salário, FGTS, jornadas de trabalho dentro dos limites legais, dentre outros.
É neste cenário que surge a necessidade de identificar empregadores que se eximem de seguir a lei, ignorando os preceitos da CLT, deixando de remunerar os pisos salariais corretos ou de conceder reajustes previstos em normas coletivas. O rol de irregularidades é imenso e envolve, ainda, desde trabalhadores celetistas “disfarçados” de PJ´s, até aqueles que praticam jornadas extenuantes sem os devidos descansos ou folgas semanais, conforme prevê a lei. Sem contar os depósitos de FGTS não realizados, as licenças não concedidas e as estabilidades no emprego desrespeitadas.
A CLT é expressa neste tema e ampara o trabalhador, trazendo a definição de empregado em seu art. 3º. Assim, é considerado empregado “…toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário.”
O trabalhador que perceber que vem sendo prejudicado nos seus direitos, e que está desamparado, por não ter acesso a direitos previstos na lei, deve procurar um advogado especialista apto a orientá-lo e, se for o caso, ingressar com a medida judicial cabível para que se busque a devida reparação dos prejuízos causados pela violação de direitos fundamentais previstos na Constituição Federal e na CLT.
Os abusos cometidos pelas empresas podem ser questionados por meio de uma reclamação trabalhista e o escritório Tapai Advogados conta com uma equipe de advogados especialistas na área, aptos a viabilizar judicialmente aos seus clientes a garantia de que seus direitos sejam assegurados.
Decisões Judiciais
TST condena frigorífico em multa de R$ 1,7 milhão por jornada excessiva de motorista de caminhão
Atraso na entrega da obra, autoriza o distrato e obriga a construtora a devolver 100% de todos os valores pagos
Sul América não pode descredenciar usuários em razão da idade ou dependência econômica, decide Justiça
TST mantém decisão que reconheceu vínculo de emprego entre nutricionista e Hospital que impôs pejotização
Notícias
SOMOS REFERÊNCIA NO MERCADO
A Tapai Advogados está sempre à disposição para atendê-lo.
Agende uma reunião presencial ou online.