BLOG

Lei dos distratos não se aplica a contratos antigos

A maior preocupação de quem precisa desistir da compra do imóvel na planta é se a nova legislação que trata do assunto se aplicará a contratos assinados antes de sua promulgação. A resposta é não!

Marcelo Tapai
Leia Mais

O Senado Federal aprovou a lei que regulamenta o distrato de imóvel

O texto do projeto é péssimo para os consumidores que futuramente comprarem imóveis na planta, pois prevê, entre outras coisas, a perda de 50% dos valores pagos de quem desistir da compra do imóvel, mais a perda dos valores de corretagem. Além disso, a restituição ao consumidor será realizada somente depois de concluída a construção…

Marcelo Tapai
Leia Mais

Como financiar seu imóvel com segurança?

Se antes era possível financiar imóveis novos e usados com entradas pequenas e juros menores, hoje os bancos têm exigido sinais maiores e aplicado taxas mais salgadas. As novas condições são fruto, entre outras coisas, da menor captação de recursos pela poupança. Se antes era possível financiar imóveis novos e usados com entradas pequenas e…

Marcelo Tapai
Leia Mais


Casal separando: como fica a situação do imóvel?

Uma das maiores dores de cabeça no processo de separação de um casal é a divisão dos imóveis, pois é nesse momento que surgem discórdias e dúvidas do tipo: como ficam os bens e as dívidas comuns do casal? Em linhas gerais, quando o casamento é realizado em comunhão de bens, os cônjuges respondem pela…

Marcelo Tapai
Leia Mais

Consumidor poderá usar FGTS para prestação atrasada do imóvel

Na última segunda-feira (6), foi anunciado, pelo Conselho Curador do FGTS, uma mudança nas regras para quitação de prestações em atraso da casa própria. Com a mudança, quem financiou casa ou apartamento com recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) passa a ter mais um benefício para pagar as prestações. A partir…

Marcelo Tapai
Leia Mais

Cresce o número de leilão de imóveis

Isso porque os financiamentos imobiliários têm diversos tipos de garantia, que normalmente é o próprio imóvel. As duas modalidades mais comuns são a hipoteca e a alienação fiduciária, e a diferença entre ambas é bastante significativa. Enquanto que na garantia hipotecária o imóvel é daquele que busca o financiamento – o comprador –, na alienação…

Marcelo Tapai
Leia Mais


Tapai Advogados